30 de jan. de 2011

“Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”

A Boa Notícia de Jesus Cristo:

.

Mateus 5, 1-12a

.

“Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” (Mt. 5, 3)

.

Jesus aparece como o novo Moisés que sobe a montanha não para abolir a lei, mas leva-a à plenitude. Cada bem-aventurança é relacionada à vida de Jesus. Portanto, Ele é Aquele que nos pode dar a verdadeira felicidade. A verdadeira felicidade, diferente da qual o mundo imagina. A felicidade aqui não é prometida, mas uma realidade para aqueles que procuram viver cada virtude apresentada, na fé em Jesus Cristo salvador.

.

Em meio à sociedade moderna, consumista, materialista, afirmar que é feliz aquele que é pobre soa como loucura. A propaganda e o mercado nos mostram a todo instante que só é feliz quem adquire todos estes produtos que nos são apresentados. Nem sempre precisamos deles. Precisamos ser felizes como as pessoas que aparecem em seus comerciais.

>

Ser pobre em espírito exige humildade. Jesus, sendo Deus, Se humilhou tomando a nossa carne e morrendo na cruz. Portanto, devemos ter a cruz sempre diante dos olhos. Os humildes são todos os que colocam sua confiança e esperança em Deus e não nos bens terrestres – muito úteis, diga-se – que passam e não podem nos salvar. As bem-aventuranças não é a consolação para os fracassados na vida, como diria Nietzsche, que nos deixa estáticos perante o mundo, mas a regra de vida que devemos seguir para, vivendo na esperança da vida eterna, mudar o mundo por dentro a partir de nós.

Um comentário:

  1. Muito bem refletido o sermão da montanha,nos dias atuais.Realmente,numa visão realista dos fatos,a primeira mudança deve partir do nosso interior.De que adianta alguém dizer-se repaginado,mudando apenas seu aspecto visual e conservar-se internamente imutável?Penso ser essa a transformação que nos é sugerida através das Bem-aventuranças.Esse é o caminho da paz,do amor ao próximo e da felicidade em si.Abraços sinceros!Cida.

    ResponderExcluir