2 de jan. de 2011

Epifania do Senhor

A Boa Notícia de Jesus Cristo

Mateus 2, 1-12

“Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém” (Mt 2, 1)

Hoje comemoramos a epifania do Senhor, isto é, a manifestação do Salvador para o mundo todo representado pelos três magos. A Tradição diz que eram reis; a Bíblia apenas afirma que eram magos, ou seja, estudiosos da natureza, observadores do céu. Assim como, seguindo a tradição das anunciações, os anjos apareceram aos pastores, que representavam os judeus, para anunciar o nascimento do Cristo Salvador, os magos, representantes dos gentios, pressentiram o fato através da observação da natureza, pois é assim que, aqueles que não conhecem o Deus verdadeiro podem reconhecer Sua existência. Não ficaram parados naquele astro. Se puseram a caminho, foram ao encontro Daquele que é a plenitude da revelação divina e sem O qual ninguém pode se salvar, seja judeu ou gentio. Jesus põe fim a divisão dos povos chamando todos a Sua Igreja.

Os judeus, confiando nas promessas contidas nas Sagradas Escrituras, sempre esperaram o Cristo Salvador. Os não-judeus, não tendo as Escrituras e o conhecimento do Deus único e verdadeiro, procuram na natureza os sinais de Sua vontade, e Ele sempre se revela a quem O procura sinceramente. Os magos, que buscavam nos astros as respostas divinas, encontraram a verdadeira Estrela, Jesus, que lhes conduziriam a salvação. Jesus Cristo é a Luz das nações, Salvador de toda a humanidade. Não precisamos fazer parte do povo judeu para sermos salvos, mas crermos Nele. Devemos ser como estes magos que encontraram e reconheceram o Deus encarnado e que após adorá-Lo, voltaram por outro caminho, ou seja, se converteram, não mais voltando ao ódio, inveja, ambição e orgulho que Herodes representava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário