20 de nov. de 2012

O verdadeiro significado das cores da bandeira do Brasil



O tradicional significado das cores da bandeira do Brasil não corresponde exatamente ao sentido original. O verde não significa nossas matas; o amarelo, as riquezas; o azul, nosso céu. A bandeira nacional, com o losango amarelo sobre retângulo verde surgiu com a independência do Brasil. As cores da bandeira do Império do Brasil tinham outros significados: o verde era a cor real da casa de Bragança, a cor da família do imperador Dom Pedro I; o amarelo, por sua vez, era a cor da casa de Habsburgo, a família de Dona Leopoldina, arquiduquesa da Áustria e imperatriz do Brasil. Portanto, as cores predominantes da bandeira do Brasil foram resultado da junção das cores heráldicas das duas famílias unidas por casamento. Uma tradição bastante antiga entre os nobres. A diferença entre as duas bandeiras está na figura em seu centro. A bandeira imperial traz as armas do Império. Com o advento da República, as armas foram substituídas pelo mapa do céu da noite de 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro. A primeira bandeira republicana era bastante semelhante à bandeira norte-americana (lembrando que o primeiro nome oficial do Brasil republicano foi “Estados Unidos do Brasil”) e foi recusada pelos militares ao alegarem que sob a antiga bandeira nacional, com suas tradicionais cores e formas, o exército havia lutado pela pátria. Com a República, o significado original das cores da bandeira perdeu o sentido e houve um processo de ressignificação das cores – extraoficial, já que não há nada na legislação sobre o significado das cores –, recebendo o significado que conhecemos hoje.

Bandeira do Império do Brasil


9 comentários:

  1. Errado. A figuraçao na parte azul pode ser a formaçao de ceu na noite da proclamaçao da republica, mas a cor azul representa e representava a cor da CASA DE ORLEANS, DA QUAL FAZ PARTE NOSSA FAMILIA IMPERIAL.
    Essa a real história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cor azul pode ser a cor da Casa de Orleans e teria significado na bandeira imperial e não na republicana. O círculo azul com as estrelas na atual bandeira é (pretensamente, dizem) o céu do dia da proclamação da República e não existia na bandeira imperial. Além disso, o ramo de Orleans só passou a fazer parte da Família Imperial após o casamento da Princesa Isabel com o Conde Gastón d'Orleans e a bandeira imperial figura desde o Primeiro Império. Difícil imaginar qualquer possibilidade de homenagem dos republicanos à Casa de Orleans ao introduzirem a cor azul na bandeira.

      Excluir
  2. Pelo que sei a bandeira brasileira homenageia a familia orleans e bragança .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Leia o meu comentário logo acima. O ramo de Orleans só passou a fazer parte da Família Imperial após o casamento da Princesa Isabel com o Conde Gastón d'Orleans e a bandeira imperial figura desde o Primeiro Império.

      Excluir
  3. Mds , quanta informação ! De qualquer forma obg , isso me ajudou muito .

    ResponderExcluir