6 de abr. de 2012

Quinta-feira Santa: Jesus no Getsêmani

Afresco na abside da Igreja do Getsêmani - Jerusalém

Nesta noite, Jesus sente todo o peso dos nossos pecados. Sua angústia é insuportável. Pela Sua mente perpassa todos os pecados da humanidade, de todos os tempos. Os nossos também. Cada pecado que cometemos, seja os mais leves, feriu o Senhor nesta noite. Está sozinho. Seus companheiros dormem, despreocupados. Agora tudo só depende Dele. Implora ao Pai para que a Sua vontade seja feita. As torturas, a dor, a crucificação O aterrorizam. Começa a suar sangue tanto é Seu pavor. Ele vacila. Valerá a pena? Novamente vêm ao Seu coração, os pecados dos homens e mulheres. Especialmente os pecados dos cristãos. Aqueles que creem n'Ele o crucificarão cada vez que pecam novamente.


Nesta noite, Jesus será traído por um amigo. Jesus vislumbra o futuro e percebe que será traído muitas vezes por sacerdotes tíbios, bispos infieis, cristãos relapsos. O diabo O tenta. Por que tanto sofrimento. Tudo será em vão. Jesus ora, os anjos lhe confortam. Prostrado no solo, o futuro se faz presente em Seu santíssimo coração. Vê São Paulo de Tarso caído no chão, milhares de cristãos enfrentando o Império Romano e não renunciando à fé, simples meninas como Cecília, Ágata, Inês, Bárbara, encarando olho no olho os poderosos e dizendo-lhes "não" ao autoritarismo, Santo Agostinho banhado em lágrimas, São Francisco de Assis e Santa Clara seguindo-O tão de perto, Seus encontros com mulheres fortes como Catarina de Sena e Tereza D'Ávila, João Maria Vianney, João Bosco, Pio de Pietrelcina, Josemaría Escrivá, padres piedosíssimos consumindo suas vidas por Ele.


O amor maternal de Tereza de Calcutá e a doçura de Terezinha do Menino Jesus lhe encantam. Contemplará o zelo de uma multidão de pastores como Leão Magno, Gregório VII, Carlos Borromeo, Francisco de Salles, Afonso Maria de Ligório, Pio IX, Pio XII, João Paulo II. Milhões de fieis confiando apenas em Ti diante de poderes totalitários e declaradamente anticristãos. Não O negarão. Jamais O trairão. Jesus levanta-Se. Chegou a hora. Seu sangue derramado não será em vão. O trigo caído no chão e morto produzirá abundantes frutos. Aproxima-se o traidor trazendo aqueles que O prenderão. Deixa-Se levar. Viu que Sua morte mudará o mundo. Vencerá as trevas. O amor de Deus se espalhará por toda a Terra até o fim dos tempos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário